quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Toninho Nascimento

 

CPB:  Nome e idade?

- Meu nome de batismo é Antonio Carlos Nascimento Pinto, tenho 64 anos e meu nome artístico é Toninho Nascimento.

CPB:  Fale um pouco sobre você!

-  Nasci em Belém do Pará e, ao chegar ao Rio de Janeiro, no início da década de 50, fui morar em Vila Isabel, onde, praticamente me criei.  Além de Compositor, sou redator, publicitário e professor de Filosofia.  Apesar de considerar essa disciplina desnecessária para a formação do aluno do ensino funamental e ensino médio, por se tratar de uma especulação puramente acadêmica, sem relação com o mundo real.  Desde a infância interessei-me pela música, sendo um ouvinte contumaz da Rádio Nacional e, na sequência, já na adolescência, da Rádio Tamoio e Rádio Jornal do Brasil.

CPB:  Como você chegou à Ala de Compositores mais importante do Mundo do Samba?

-  Entrei para a Ala de Compositores da PORTELA em 1973, levado por Walter Rosa e Dedé da PORTELA, na gestão do Carlinhos Maracanã.

CPB:  Desde quando você compõe?

- Informalmente, desde os 14 anos.

CPB:  O que você falaria para um Compositor que está chegando agora à PORTELA?

- Reverencie a história e as tradições portelenses!

CPB:  Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s) dentro do Mundo do Samba?

- Candeia e Paulinho da Viola

CPB:  Conte-nos um pouco de sua experiência no SAMBA!

- Em 1973, tive a minha composição ‘CONTO DE AREIA‘, em parceria com Romildo, gravada por Clara Nunes, dando início à minha atividade de Compositor profissional.  Clara Nunes gravou nove músicas de minha autoria, oito em parceria com Romildo e uma em parceria com Catoni, “ZAMBELÊ “,  onde uso o pseudônimo de Rosa, nome de minha mulher à época, uma vez que a Clara Nunes havia avisado a mim e ao Romildo que só gravaria músicas da dupla. Fui parceiro de Roberto Ribeiro, que gravou dezessete músicas de nossa autoria.  Tive músicas gravadas por Elizeth Cardoso, Elza Soares, Agepê, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Alcione, Jair Rodrigues, Luiz Ayrão, Betânia, Paulinho da Viola, entre outros.

CPB:  O que é ser PORTELA?

- É um sentimento sem definição!

CPB:  Você tem algum sonho como Compositor?  Qual?

- Que o SAMBA reencontre os seus caminhos para que o povo continue a cantá-lo pelas ruas.

CPB:  No evento de Samba-Enredo da PORTELA para 2012, o que você espera do Concurso?

- O mesmo que todos aqueles que participaram ou que ainda estão participando do Concurso:  Vencê-lo!

Um comentário:

  1. O samba reencontrar caminhos, é um sonho, uma necessidade. Toninho Nascimento é compositor capaz de fazer o povo cantar pelas ruas, sempre foi, sempre será. Se a midia permitir, ele fornece ao povo condições de cantar verdadeiras obras primas de qualidade impar. Parabéns Toninho, afastada do samba, me emocionei ao constatar que conservas o mesmo olhar timido do menino que conheci a 40 anos, batalhando ao lado do Romildo pelos pontos dos compositores da vida.Obrigada por sua vitória que é sem duvida um dos passos para que o samba reencontre seu caminho.

    ResponderExcluir