sábado, 24 de março de 2012

Norival Reis (24/03)


Norival Reis (1972)


Compositor e cavaquinista, nasceu em Angra dos Reis (RJ), mas foi criado nos bairros de Oswaldo Cruz e Madureira.  Desde menino freqüentava as escolas de samba Portela e Império Serrano.

Trabalhou para as gravadoras Continental e Columbia, nas quais exerceu a função de Engenheiro de Som.  É considerado um dos grandes especialistas em gravação, acústica e amplificação do som, ficando conhecido por ter personalizado o som do cavaquinho de Waldir Azevedo, para o qual inventou um sistema especial de câmaras de eco improvisadas, quando não havia esse recurso no Brasil.

Em 1945, compôs sua primeira marcha, "Até vestida" e logo depois, "O barão".  Em 1953 Elizeth Cardoso interpretou "Nem resta a saudade", parceria com Irani Oliveira. Dois anos depois, a mesma cantora gravou também de sua autoria "Amanhã será tarde" (c/ Dunga) e ainda, em seu primeiro LP pela Continental com o título de "Canção à meia-luz", a Divina interpretou "Pra que me iludir?", de Norival Reis e Radamés Gnatalli.

A partir de 1969 passou a integrar a Ala dos Compositores da Portela. Compôs sambas antológicos para a escola: "Ilu-ayê - Terra da vida", em 1972, parceria com Silvestre Davi da Silva, conhecido na Portela como Cabana, que classificou a escola em 3º lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano, gravado por Clara Nunes com grande sucesso. Outro samba-enredo de sua autoria e importante para a Portela foi "Macunaíma, herói da nossa gente" (c/ David Antônio Correia) que classificou a escola em 5º lugar do Grupo 1 no ano de 1975.  Compôs ainda para a Portela "Hoje tem marmelada", com Jorge Macedo e Davi Antônio Correia, em 1980, classificando a escola em 1º lugar do Grupo 1. Em 1984, compôs com Dedé da Portela "Contos de areia", samba-enredo com o qual a Portela desfilou naquele ano classificando-se em 1º lugar do Grupo 1.

Conhecido também como Vavá da Portela, foi homenageado por Paulinho da Viola no samba "O pagode do Vavá". O samba remete ao famoso Pagode do Vavá, que acontecia aos domingos em sua casa, no subúrbio de Madureira.

No ano 2000 participou da gravação do CD "Ala de Compositores da Portela", disco produzido por Franco Cava e no qual declamou versos de seu samba-enredo "Contos de areia", composto em parceria com Dedé da Portela. Deste mesmo disco participaram Eliane Faria, Paulinho da Viola, Monarco, João Nogueira, Cristina Buarque, Simone Moreno, Wilson Moreira, Dorina, Ary do Cavaco, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Fraco Cava, Anderson da Portela e Waldir 59.

Mais um Compositor desta maravilhosa Escola de Samba de Oswaldo Cruz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário